Hoje falaremos sobre a importância da Comunicação Interna nas organizações atualmente.

A imagem que os funcionários têm da organização é fundamental para a criação de uma "base" sólida da imagem externa, para o público ao redor da organização, cabe ao profissional ou aos profissionais de comunicação tranformar estes funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa.
Para a comunicação interna ser eficaz ela precisa ser clara, consistente, contínua/freqüente, curta/rápida e completa, ou seja a Comunicação interna tem foco em poucas mensagens para que não atrapalhe o bom funcionamento interno.
O tipo de veículo, o público-alvo e a filosofia da empresa serão fundamentais para determinar o que será abordado. Em geral, o espaço é tão curto quanto o tempo do leitor, portanto, a linguagem deve ser objetiva, clara e concisa.
Em empresas com ambiente mais descontraído vale criar tirinhas com uma mascote superando obstáculos comuns a rotina dos funcionários. É de bom tom parabenizar os aniversariantes do mês, os novos contratados e informar os colaboradores desvinculados da entidade. Dicas de cursos e eventos nas áreas de atividade do servidor, desde que estejam dentro dos respectivos orçamentos, também são interessantes. O conteúdo apresentado está ligado diretamente a filosofia da instituição, necessidades do público-alvo e objetivos da comunicação interna.
Também é importante salientar que todo trabalho no relacionamento funcionário-empresa só terá resultado se estiver aliado ao real investimento da instituição em sua equipe. Exemplificando: não adianta reclamar que as atendentes comem na recepção se não há intervalo para o lanche...
Medidas simples às vezes geram tanto retorno quanto grandes investimentos. O profissional deve estar integrado a empresa, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolve e, acima de tudo, percebendo o reconhecimento da entidade por sua atuação. O comprometimento, de ambas as partes, é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa.
Segue um Vídeo do palestrante Mario Persona comentando sobre a Cuminicação Interna:

A imagem que os funcionários têm da organização é fundamental para a criação de uma "base" sólida da imagem externa, para o público ao redor da organização, cabe ao profissional ou aos profissionais de comunicação tranformar estes funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa.
Para a comunicação interna ser eficaz ela precisa ser clara, consistente, contínua/freqüente, curta/rápida e completa, ou seja a Comunicação interna tem foco em poucas mensagens para que não atrapalhe o bom funcionamento interno.
O tipo de veículo, o público-alvo e a filosofia da empresa serão fundamentais para determinar o que será abordado. Em geral, o espaço é tão curto quanto o tempo do leitor, portanto, a linguagem deve ser objetiva, clara e concisa.
Em empresas com ambiente mais descontraído vale criar tirinhas com uma mascote superando obstáculos comuns a rotina dos funcionários. É de bom tom parabenizar os aniversariantes do mês, os novos contratados e informar os colaboradores desvinculados da entidade. Dicas de cursos e eventos nas áreas de atividade do servidor, desde que estejam dentro dos respectivos orçamentos, também são interessantes. O conteúdo apresentado está ligado diretamente a filosofia da instituição, necessidades do público-alvo e objetivos da comunicação interna.
Também é importante salientar que todo trabalho no relacionamento funcionário-empresa só terá resultado se estiver aliado ao real investimento da instituição em sua equipe. Exemplificando: não adianta reclamar que as atendentes comem na recepção se não há intervalo para o lanche...
Medidas simples às vezes geram tanto retorno quanto grandes investimentos. O profissional deve estar integrado a empresa, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolve e, acima de tudo, percebendo o reconhecimento da entidade por sua atuação. O comprometimento, de ambas as partes, é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa.
Segue um Vídeo do palestrante Mario Persona comentando sobre a Cuminicação Interna:
Nenhum comentário:
Postar um comentário