terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comunicação integrada

Uma empresa para ter maior sucesso e eficiência na comunicação, precisa trabalhar sob um filosofia de comunicação integrada, ou seja, os objetivos, planos e ações assim como todas as áreas da empresa precisam trabalhar de forma unificada e em sintonia.

Margarida Kunsch, em seu livro Relações Públicas e a Filosofia da comunicação integrada, divide as áreas de comunicação de uma empresa em: comunicação institucional, comunicação mercadológica,comunicação interna e comunicação administrativa. Todas essas grandes áreas formam a comunicação organizacional integrada.

A comunicação institucional esta mais ligada com a área de Relações Públicas. Ela contribui para criar uma personalidade e/ou uma identidade corporativa forte e positiva de uma organização, estabelecendo um conceito público para a empresa. Realizando ações para adquirir e fortalecer a credibilidade e confiança dos públicos para a organização.

Já para a empresa e/ou produto ser reconhecida pelos seus públicos, o trabalho fica para a comunicação mercadológica, que pensa, planeja e executa a forma de divulgação de produtos e/ou serviços da empresa, pensando em todas as formas de relacionamento com o consumidor, como por exemplo, no atendimento, SAC’s e etc.

A comunicação interna é direcionada para os funcionários da empresa e suas interações. Tendo como objetivo informar, convencer e motivar os funcionários e criar um espírito de equipe entre eles. A comunicação interna ajuda na troca de informações da alta administração e a base operacional, utilizando diversas ações, como por exemplo, materiais impressos, jornal mural, eventos, entre outros.

A comunicação administrativa é parecida e pode ser confundida com a comunicação interna, a diferença é que a comunicação administrativa tem apenas o objetivo de informar os funcionários sobre as regras, mudanças, normas e etc, sem a intenção de motivar, ela somente passa informações e instruções aos funcionários, auxiliando em um rendimento melhor do trabalho, dispondo cursos, manuais e outras formas de expor as regras da empresa.

A imagem a baixo mostra com maior facilidade a comunicação integrada de uma organização, e suas áreas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário